Estamos sempre em busca da felicidade. E são diversos os fatores que contribuem para que tenhamos essa sensação tão gostosa. Alguns deles, de grande impacto, inclusive, podem passar despercebidos pela maioria das pessoas, como o design de interiores, por exemplo. A composição dos espaços e dos objetos, com diferentes dimensões, volumes, estilos, texturas e cores em harmonia, vai além da questão estética. Interfere, mesmo que inconscientemente, em como nos sentimos, no nosso bem-estar. Na Dinamarca, eles já entenderam a importância desse cuidado e, há anos vêm investindo no conceito “hygge”, tornando o país referência no assunto.
O termo, difícil de ser traduzido, costuma ser relacionado com “acolhedor” ou “aconchegante”, mas, para os conhecedores, é muito mais que isso. “É uma atitude, um estilo de vida. É sobre, em meio à rotina agitada do dia a dia, nos permitirmos sermos gentis com as nossas emoções, desejos e necessidades, e saber valorizar os pequenos momentos, sozinhos, em família ou com os amigos, priorizando o que realmente importa. A ideia é se sentir em casa, em conexão com a essência, cercado por uma atmosfera íntima, afetiva, reconfortante e revigorante ao mesmo tempo”, explica Maura Robusti, diretora do Mundo Robusti.
Para mostrar que essa filosofia – que ajudou a Dinamarca a superar a Suíça e a Islândia no ranking global da felicidade -, não se limita aos lugares mais frios, o Mundo Robusti traz uma série de inspirações. Confira a seguir:
Invista em elementos naturais
Os elementos naturais, como a madeira, o linho e o algodão sempre figuram como uma boa opção para enriquecer a decoração.
Despertando os sentidos
Além do visual, quando falamos em aconchego, todos os sentidos precisam ser trabalhados. O tato e o olfato, por exemplo, fazem parte da experiência, com diferentes texturas e aromas. Conforto não pode faltar.
Tons neutros e terrosos
A paleta com tons neutros e terrosos ajuda a “aquecer” o espaço com um toque de sofisticação.
Foco na iluminação
A iluminação indireta, por meio de lustres, luminárias e candelabros, resulta em um cenário cinematográfico, perfeito para sediar encontros memoráveis.
Acessórios são essenciais
Cortinas, mantas, tapetes e almofadas, entre outros acessórios, ajudam a compor a mobília com maestria, criando uma ambientação muito mais convidativa.