fbpx

Mobiliários para ambientes externos ganham destaque na temporada mais quente do ano

Ribeirão Preto faz calor praticamente em todas as estações, mas no alto verão, as temperaturas sobem ainda mais e as áreas externas ganham atenção especial. O estilo Quiet Luxury (luxo silencioso) está em alta mostrando um minimalismo elegante para a temporada também nestes espaços.


Os mobiliários externos estão repletos de novidades. “Os materiais orgânicos e naturais remetem à uma conexão harmoniosa com o ambiente e se destacam em 2025”, conta Maura Robusti, diretora do Grupo Robusti. “Além disso, nossa região permite que o ano todo as áreas externas sejam bem utilizadas e se tornem um dos pontos altos da residência”, continua.


Tecidos – Um detalhe importante, principalmente agora no verão, são os tecidos que devem proporcionar conforto. “Têm de ser agradáveis ao toque, unindo aconchego e autenticidade. Além de possuir fácil manutenção quando expostos ao sol e a umidade”, comenta Maura.


Cores – Os tons terrosos são os novos neutros e mais uma opção para áreas externas, pois combinam com a natureza e proporcionam uma sensação de acolhimento e tranquilidade Cores como marrom, terracota, bege, caramelo, bordô, areia, cobre, coral e nude são algumas opções para compor os ambientes externos. “Elas transmitem uma sensação de acolhimento, naturalidade e sofisticação. Além de formar composições harmoniosas e equilibradas”, explica Maura.


Exposição – Nos ambientes abertos, é importante a presença de elementos que suportem as ações dos raios solares e das chuvas, de fácil limpeza e durabilidade. É imprescindível que possuam proteção contra o sol e sejam resistentes ao desbotamento. A secagem rápida também é significativa.


Versatilidade – A madeira é bastante usada, só que a longo prazo pode danificar. As alternativas mais “fortes” são ipê, pau-brasil, perobinha e, a cumaru, que é o tipo mais utilizado por ser resistente, ter alta durabilidade e ótima densidade.


Bem-estar- A reconexão com a natureza nas áreas externas pode ser feita por meio de atividades que envolvam a observação e a contemplação por isso criar um ambiente que se adeque com a utilização de plantas, jardins está entre as opções. “Ter um espaço aberto, seja em casas ou apartamentos, é sempre um caminho para a felicidade. Um ambiente que provoque a vontade de ficar para relaxar e receber, tem de ser planejado. Com isso, até os menores espaços podem se tornar muito atrativos e prazerosos”, conclui Maura Robusti.


Aplicação Wabi-sabi – considerado uma filosofia japonesa que valoriza a beleza das coisas imperfeitas, transitórias e incompletas, o método Wabi-sabi é aplicado em ambientes externos de diversos jeitos, seja utilizando formas fluidas e adaptáveis em piscinas com bordas irregulares e em degraus ou paredes com quinas arredondadas.


Compartilhe:

Você pode gostar