Uma verdadeira obra-prima. Assim é possível resumir o Museu de Arte Moderna de Luxemburgo (MUDAM). O local é um espaço inigualável no que diz respeito à arquitetura e acervo. Projetado pelo renomado arquiteto Ieoh Ming Pei, o mesmo responsável pela pirâmide do Louvre, o MUDAM se destaca com uma estrutura moderna e, ao mesmo tempo, respeitosa com a história local. Construído sobre as ruínas do Forte Thungen, uma fortaleza do século XVIII, o museu combina elementos históricos e contemporâneos, criando um espaço único e fascinante.
Sua arquitetura é deslumbrante, com uma fachada de vidro que lembra um prisma e que se integra ao traçado das antigas muralhas. No interior do museu nos deparamos com o Great Hall, com impressionantes 33 metros de altura, que oferece aos visitantes uma visão espetacular do espaço, iluminado por luz natural que entra pelas enormes paredes de vidro.
Além de sua arquitetura marcante, o MUDAM abriga um acervo de arte contemporânea de artistas renomados, como Andy Warhol, Bruce Nauman, Julian Schnabel, Thomas Struth e Daniel Buren. Com mais de 100 obras de artistas modernos e contemporâneos, o museu oferece uma experiência imersiva que explora diversas linguagens artísticas, desde a pintura e escultura até a fotografia e instalação.
“Visitar o MUDAM é uma experiência transformadora. A arquitetura do museu já nos prepara para a imersão no universo da arte contemporânea. Cada sala, obra, parece nos convidar a uma reflexão profunda. O Museu é uma fusão de história, arquitetura inovadora e arte de vanguarda, o que proporciona uma atmosfera que inspira e emociona”, destaca Maura Robusti, diretora do Mundo Robusti.