fbpx

Yoga corporativo: benefícios para o ambiente de trabalho

O yoga teve origem há 5 mil anos, na Índia, como uma disciplina espiritual. Envolve o equilíbrio em todos os níveis: mental, físico, emocional e espiritual. É a união do corpo e da mente.

O bem-estar dos colaboradores é uma preocupação crescente nas empresas e a prática do yoga corporativo tem se destacado. Com o objetivo de promover a saúde física e emocional, muitas organizações estão adotando como uma forma eficaz de cuidar da qualidade de vida dos colaboradores.

A prática no clima organizacional promove um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo e ajuda os funcionários a se sentirem mais enérgicos e focados. Diminui o estresse, melhora a concentração e promove o espírito de equipe.

O grupo Robusti oferece o yoga a seus colaboradores e tem percebido os benefícios. “Bem-estar é necessário para o ambiente corporativo. Buscamos, constantemente, ações transformadoras para inserir em nossa rotina e o yoga é uma solução que pode mudar comportamentos. O retorno tem sido excelente e, a cada dia, temos novos adeptos e um clima mais saudável”, conta Maura Robusti, diretora do Grupo Robusti.

O encontro semanal do yoga também reforça o espírito colaborativo do grupo. “São todos na mesma atividade, aprendendo e se entendendo em harmonia, é muito favorável”, diz Maura.

Hormônios
O yoga corporativo pode melhorar o humor e relaxar os colaboradores. Isso porque, a prática ajuda a diminuir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. E pessoas com menos estresse se relacionam melhor com as outras.
Para a realização das aulas não há segredo. Elas podem ser feitas no próprio local de trabalho. Para isso, basta afastar as cadeiras e ter um tapete próprio para começar.

Mais foco
O exercício é desenvolvido por meio das posturas e das respirações e, principalmente, pelas meditações. A partir dessa consciência, é possível ter autoconhecimento e encontrar maneiras de lidar com as emoções, além de manter corpo e mente em harmonia. A prática provoca um aumento na circulação sanguínea e melhora a função cerebral.
Além dos benefícios físicos e mentais, o yoga auxilia no foco. Ao se fazer as posturas com atenção máxima, ocorre um estímulo do córtex pré-frontal, área do cérebro responsável pela tomada de decisões, compreensão, concentração, memória e planejamento, o que se faz necessário no ambiente de trabalho.

Curiosidades
A ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Internacional do Yoga, comemorado em 21 de junho, com o objetivo de incentivar a inclusão da atividade física e promover um estilo de vida sustentável.
De acordo com um estudo realizado pelo Hospital Geral de Massachusetts (MGH), afiliado à Universidade de Harvard, que analisou 17.550 pessoas por dois anos, a prática reduz o uso do sistema de saúde em 43%. O estudo mostrou também que o yoga tem a capacidade de reduzir a depressão, a dor crônica e até mesmo os sintomas de transtorno do estresse pós-traumático.
Muitas empresas já aderiram ao yoga no ambiente de trabalho, como a Apple, Google, Nike, Sony, Roche e 3M.

Compartilhe:

Você pode gostar